CONHEÇA A COOPERNOVA COTIA RECICLA

 

A HISTÓRIA  INICIOU EM 1999 COM  UM GRUPO DE VIZINHOS: MARLY ANDRADE, GERALDINHO, RENILDA, CONCEIÇÃO, ANTONIO FILHO, TEREZA, MARIA LÚCIA E LINDINHA. COM A IDEIA DE RESOLVER OS PROBLEMAS DO BAIRRO DO JARDIM NOVA COTIA, QUE NA ÉPOCA TINHA MUITA SUJEIRA.

Em 1999, a fim de acabar com os problemas de sujeira do bairro Jardim Nova Cotia, um grupo de vizinhos se mobilizaram para recolher os lixos das ruas. Na época Marly Andrade, uma das componentes deste grupo, era a presidente de bairro e achou que devia fazer algo para melhoria, pois quando chovia o córrego que passa pelo bairro transbordava trazendo muitas garrafas, latas e entulhos, foi quando ela teve a ideia de começar a RECICLAR. 
A forma de recolher o material inicialmente era feita com carrinho de feira, um tempo depois conseguiram emprestado um carro modelo furgão do cunhado de Marly chamado Toninho (esposo da Lindinha), e um ano depois foi adquirido uma perua Kombi, que foi apreendida por irregularidades. Neste mesmo ano iniciou-se as parcerias com os condomínios, e o primeiro condomínio a implantar a coleta seletiva foi o Palos Verdes (localizado na Granja Viana).
​Em busca de  entender  mais sobre reciclagem, foram participar de eventos e até de um congresso em Brasília. 
Com o apoio da Igreja Católica de Cotia juntamente com o Padre Luis Antonio, foi apresentado a Sra. Mercedes do Lar Santa Maria, que achou interessante o  trabalho do grupo e enviou o projeto para a Espanha, aprovando a verba para a construção do galpão e a Prefeitura Municipal de Cotia cedeu o terreno.
A Coopernova Cotia Recicla criada juridicamente em 31 de janeiro de 2008 tem como presidente Marly Andrade e conta com mais 40 cooperados.
A Coopernova trabalha em uma área de 250 m² e agora conta com mais um galpão alugado de 1.300 m². Espera-se um dia poder ter um espaço próprio para poder gerar mais trabalho e reduzir ainda mais o lixo gerado pela nossa cidade.
Missão: Criar postos de trabalhos e gerar renda para famílias residentes do bairro e região, através do trabalho com materiais recicláveis.
Objetivo: Aumentar a quantidade de material reciclável coletado, contribuir com a melhoria das condições de saúde da população do município de Cotia, ampliar a capacidade produtiva da cooperativa, ampliar a quantidade de doadores de material reciclável, diminuir o esforço físico com o uso de equipamentos adequados e estabelecer parcerias para a realização de projetos de preservação ao meio ambiente.

© 2016 por COOPERNOVA COTIA RECICLA. Edição: Murilo Aguiar. Criação: Amanda Ramos.